sexta-feira, 10 de junho de 2011

Ecologia e Sustentabilidade - Site Teófilos.Net





O que você vê, sente e crê face às mudanças climáticas?
Uma pesquisa da FLM (2008)

Que é diferente hoje? Em anos recentes, que mudanças gerais você percebeu no clima em sua área? Como isso afeta a terra, as plantas, o ar, os animais e as pessoas? Que é diferente daquilo que seus pais ou avós experimentaram?

Quem? Quem ou o que está sendo especialmente afetado por essas mudanças? Quem principalmente carrega o peso? Quem ou o que é especialmente responsável pelas mudanças do clima?

Por quê? Como explicam as pessoas essas mudanças? Por que estão acontecendo? (Histórias ou saberes populares bem como explicações mais científicas.)

O que aconteceu de errado? Na relação entre os seres humanos e o restante da criação? Na relação entre pessoas? Na relação com Deus?

Deus? Como você enxerga Deus relacionado ou envolvido com isso? Que perguntas você faria a Deus? Como fica afetada a sua fé? A que fontes espirituais você recorre?

O futuro? Como você enxerga o futuro: para a sua comunidade, para gerações vindouras e para o mundo como um todo? O que você teme ou espera? Em que fontes espirituais você se apoia?

Soluções? O que precisa mudar na sua sociedade? Que compromissos de escolha e compensação existem? O que está sendo feito que pode fazer diferença? Que soluções locais você iria propor?

Vamos refletir juntos sobre estas e outras questões.
Este espaço se destina a reflexões como estas, bem como, para uma formação de consciência crítica sobre o tema Ecologia e Sustentabilidade.

O assunto está em alta em todos os segmentos da sociedade e também na igreja. Na IECLB o tema será abordado ao longo do ano de 2011, sob o tema: Paz na Criação de Deus - Esperança e Compromisso.

Na IELB, a Juventude Evangélica Luterana do Brasil também refletiu sobre o assunto em seu 42. Congresso Nacional, e já possui um projeto chamado JELB Sustentável. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário